terça-feira, 31 de março de 2015

3ª Reunião da Comissão Representativa da Sociedade

Ocorreu, no dia 26 de março, às 19 horas, no auditório da Escola Estadual Coronel Frazão,  a terceira reunião da Comissão Representativa da Sociedade.

Ao acolher os presentes, dentre eles o Presidente da Câmara Municipal, o vereador José Crésio da Silva, o Secretário de Educação apresentou uma singela mensagem de boas vindas, a Oração Irlandesa, a seguir transcrita:

Oração Irlandesa
Que as gotas da chuva molhem suavemente o seu rosto,
Que o vento suave refresque seu espírito,
Que o sol ilumine seu coração,
Que as tarefas do dia não sejam um peso nos seus ombros,
E que Deus envolva você no manto do Seu amor.
Que a estrada se abra à sua frente,
Que o vento sopre levemente em suas costas,
Que o sol brilhe morno e suave em sua face,
Que a chuva caia de mansinho em seus campos.
E até que nos encontremos de novo...
Que Deus guarde você na palma da Sua mão.

Em prosseguimento às atividades previstas, explanou sobre o trabalho realizado pela Equipe de Redação, apresentou slides sobre a seleção de todas as contribuições recebidas das Escolas Públicas de Itaguara e também aquelas propostas no Encontro de Educadores. Argumentou que o êxito do trabalho do dia dependeria, sobremaneira, da maior participação possível dos componentes da Comissão Representativa da Sociedade, o que, infelizmente, não acontecera. Explicou que fora planejado, para aprovação de todos os itens, o trabalho em grupos, de forma a submeter todas as inclusões e exclusões das proposições selecionadas à Comissão.

Nesses termos, submeteu à assembléia a decisão pela continuidade da reunião ou o reagendamento da mesma, considerando-se que apenas 18 membros da Comissão estavam presentes. Estes, por sua vez, optaram pela continuidade da reunião e pelo trabalho em grupo, repassando as metas e estratégias, tal como planejado.

Assim, foram formados dois grupos de trabalho e distribuídas as metas e estratégias previamente selecionadas, para validação. A Comissão teria então a incumbência de revisar e eleger todas as estratégias que deveriam ser apropriadas em cada uma das metas previstas na Lei 13.005. Em relação à seleção das proposições, a Comissão deveria ratificar, se assim entendesse, rever a redação e propor outras que julgasse necessária. Dentre as proposições excluídas, a Comissão deveria acolher ou não as exclusões propostas, confirmando  ou revisando os termos para reinserção. Em relação a todos os tópicos da infraestrutura, a atividade consistia em sintetizar e propor redação adequada, inclusive na leitura territorial das proposições e não as meramente típicas da gestão ou administração da escola.

Nas condições estabelecidas, o trabalho transcorreu com intensa participação dos presentes, com debates e reflexões coletivas e valorosa contribuição na revisão e ajustes possíveis. O comprometimento de todos resultou em qualitativas proposições.


Ao final, depois de algumas horas de trabalho, como não haveria tempo hábil para o desenvolvimento de todas as atividades previstas e revisão de todo o material produzido pela Equipe de Redação, o Secretário de Educação propôs à assembléia a revisão de procedimentos, tendo em vista a necessidade de obter a aprovação da Comissão para o prosseguimento do Plano Decenal. Os presentes, à unanimidade, aprovaram a decisão de que todo o trabalho de seleção das contribuições, exclusões ou inclusões das demais estratégias/metas, seja realizado pela Equipe de Redação, delegando a esta a responsabilidade pela gestão de tais informações e, sempre que necessário, submeter à Comissão Representativa os tópicos ou temas complexos ou que reclamem a decisão coletiva.

A próxima reunião da Comissão Representativa da Sociedade ficou agendada para o dia 29 de abril, uma quarta-feira.

O Secretário de Educação, ao encerrar os trabalhos do dia, agradeceu a cada um pela disponibilidade, presteza e comprometimento na construção coletiva do Plano Decenal Municipal de Educação da cidade de Itaguara.

Veja as fotos da reunião:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda e qualquer contribuição é sempre bem-vinda! A construção do Plano é coletiva! Nossos agradecimentos!