domingo, 1 de março de 2015

2ª Reunião da Comissão Representativa da Sociedade



No dia 19 de fevereiro, deste ano, ocorreu a segunda reunião da Comissão Representativa da Sociedade, no mesmo local da anterior, o auditório da Escola Estadual Coronel Frazão. Mesmo depois de um temporal,  naquele dia, compareceram 22 componentes, o que, em razão da forte chuva, foi considerado uma ótima participação.

Ao acolher os presentes, dentre eles o Secretário de Saúde do Município, o Secretário de Educação retomou a mesma mensagem repassada à Equipe Técnica Executiva, uma fala extraída do livro "Não Nascemos Prontos - Provocações Filosóficas", de Mário Sérgio Cortella: 

"... não se pode confundir esperança do verbo esperançar com esperança do verbo esperar. Aliás, uma das coisas mais perniciosas que temos nesse momento é o apodrecimento da esperança; em várias situações as pessoas acham que não tem mais jeito, que não tem alternativa, que a vida é assim mesmo... Violência? O que posso fazer? Espero que termine... Desemprego? O que posso fazer? Espero que resolvam... Fome? O que posso fazer? Espero que impeçam... Corrupção? O que posso fazer? Espero que liquidem... Isso não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo".

Dando curso ás atividades planejadas, com a concordância da assembleia, os presentes foram dispostos em quatro grupos de trabalho com o propósito de discutir possíveis ampliações das proposições construídas no Encontro de Educadores. Um grupo analisou as propostas das metas 1 e 2, o segundo as metas 3 e 4, o terceiro as metas 5, 6 e 7 e o quarto as metas 8, 9, 10 e 11. As metas de 15 a 20 foram repassadas à Equipe Técnica, que aprofundará as análises e proposições em sua próxima reunião. As metas 12, 13 e 14 também serão objeto de discussões junto à Equipe Técnica.

Na oportunidade ainda foram avaliadas as metas do Plano Decenal anterior, buscando inserir no Plano atual aquelas que ainda não haviam sido contempladas ou não executadas.

Depois dos trabalhos em grupo, um dos componentes relatou as proposições ou ajustes discutidos. Houve, também, a formação da equipe de redação do texto base composta pelo Secretário de Educação e as Educadores Gerci  e Juliana. Pactuou-se, ainda, que haverá colaboração dos membros da Equipe Técnica e de membros da Comissão Representativa, sempre que houver disponibilidade.

Finalizando os trabalhos, foi apresentada e aprovada a agenda das próximas atividades para o fechamento do texto base do Plano Decenal de Educação de Itaguara:

a. Março/2015:
  • 12/03 - Reunião da Equipe Técnica Executiva (objetivo: elaboração do texto base);
  • 26/03 - Reunião da Comissão Representativa da Sociedade (objetivo: elaboração inicial do texto base).
b. Abril/2015:
  • Reunião da Equipe Técnica Executiva - data a ser marcada na reunião do dia 12/03 (objetivo: finalização do texto base);
  • Reunião da Comissão Representativa da Sociedade - data a ser marcada na reunião do dia 26/03 (objetivo: finalização do texto base).
c. Maio/2015:
  • 1ª quinzena: data a ser agendada -  fechamento definitivo do texto base / reunião da Equipe Técnica Executiva para ajustes finais do texto base;
  • 2ª quinzena: datas a serem agendadas - audiências públicas e últimas reuniões da Comissão Representativa da Sociedade e da Equipe Técnica Executiva (em conjunto) para fechamento definitivo do texto base.
d. Junho/2015:
  • 1ª semana - 1º dia útil: encaminhamento do projeto de Lei do Plano Decenal ao Prefeito Municipal;
  • 2ª semana: encaminhamento, pelo Executivo, do projeto de Lei ao Legislativo Municipal;
  • Até o dia 24 de junho: Lei sancionada.

A Secretaria de Educação agradece, uma vez mais, a disponibilidade e presteza de cada um dos componentes da Comissão, ali presente, renovando a crença no sucesso da construção coletiva do Plano Decenal Municipal de Educação de Itaguara.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda e qualquer contribuição é sempre bem-vinda! A construção do Plano é coletiva! Nossos agradecimentos!