quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

5ª Reunião da Equipe Técnica Executiva

Ocorreu, no dia 12 de fevereiro, às 18 horas, na Secretaria Municipal de Educação, a 5ª reunião da Equipe Técnica Executiva do Plano Decenal de Educação de Itaguara.

Os componentes da Equipe foram acolhidos com uma pequena mensagem extraída do livro "Não Nascemos Prontos - Provocações Filosóficas", de Mário Sérgio Cortella: 
"... não se pode confundir esperança do verbo esperançar com esperança do verbo esperar. Aliás, uma das coisas mais perniciosas que temos nesse momento é o apodrecimento da esperança; em várias situações as pessoas acham que não tem mais jeito, que não tem alternativa, que a vida é assim mesmo... Violência? O que posso fazer? Espero que termine... Desemprego? O que posso fazer? Espero que resolvam... Fome? O que posso fazer? Espero que impeçam... Corrupção? O que posso fazer? Espero que liquidem... Isso não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo".

Seguindo a pauta, passou-se à avaliação do Encontro de Educadores, do dia 2 de fevereiro, na E.E. Padre Gregório, com análise das contribuições nele produzidas e com depoimentos de cada um dos componentes da Equipe. Em síntese e à unanimidade, a Equipe Técnica Executiva considerou essencial o Encontro e de extremada relevância as colaborações dos Educadores de Itaguara que subsidiarão o texto base a ser elaborado. Elogiosa também foi a palestra proferida pela Psicóloga e Psicopedagoga Oana.

Todo o material produzido foi compilado e impresso como livreto para ser repassado a cada um dos componentes da Comissão Representativa da Sociedade.

A Equipe Técnica também avaliou positivamente a 1ª reunião da Comissão Representativa, com a louvável e significativa importância da participação da Assessora da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, Jurema Faria, em sua explanação sobre a construção coletiva dos Planos Decenais de Educação dos municípios mineiros.

Prosseguindo, passou-se à discussão da estruturação da próxima reunião da Comissão Representativa, agendada para o dia 19 de fevereiro. Após discussões e análises diversas, concluiu-se pelo trabalho em grupos para proposição de ampliações e avanços possíveis, em cada uma das metas. A estratégia foi definida e os grupos previamente distribuídos por temas/metas.

Os procedimentos para a elaboração do texto base também foram ajustados e deverá ser definida a equipe de elaboração inicial até o dia 20 de fevereiro, após a reunião da Comissão Representativa.

A Equipe Técnica definiu ainda a agenda das ações até o fechamento do Plano:

a. Fevereiro/2015:

  • 19/02 - 2ª reunião da Comissão Representativa;
  • 20/02 - Definição da Equipe de elaboração preliminar do texto base;
b. Março/2015:
  • 12/03 - Reunião da Equipe Técnica Executiva (objetivo: elaboração do texto base);
  • 26/03 - Reunião da Comissão Representativa da Sociedade (objetivo: elaboração inicial do texto base).
c. Abril/2015:
  • Reunião da Equipe Técnica Executiva - data a ser marcada na reunião do dia 12/03 (objetivo: finalização do texto base);
  • Reunião da Comissão Representativa da Sociedade - data a ser marcada na reunião do dia 26/03 (objetivo: finalização do texto base).
d. Maio/2015:
  • 1ª quinzena: data a ser agendada -  fechamento definitivo do texto base / reunião da Equipe Técnica Executiva para ajustes finais do texto base;
  • 2ª quinzena: datas a serem agendadas - audiências públicas e últimas reuniões da Comissão Representativa da Sociedade e da Equipe Técnica Executiva (em conjunto) para fechamento definitivo do texto base.
e. Junho/2015:
  • 1ª semana - 1º dia útil: encaminhamento do projeto de Lei do Plano Decenal ao Prefeito Municipal;
  • 2ª semana: encaminhamento, pelo Executivo, do projeto de Lei ao Legislativo Municipal;
  • Até o dia 24 de junho: Lei sancionada.
Eis aí a síntese da produtiva reunião da Equipe Técnica Executiva. Veja as fotos a seguir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda e qualquer contribuição é sempre bem-vinda! A construção do Plano é coletiva! Nossos agradecimentos!